Histórico do Instituto Cultural Artô
Criado em janeiro de 2020, ganhou personalidade jurídica em 2024 após várias ações de consolidação da iniciativa, com atividades de teatro, música, audiovisual e educação.
Composto por artistas, educadores e agentes culturais da economia criativa, com reconhecimento no mercado cultural nacional, o ICA – Instituto Cultural Arto nasceu com o foco no desenvolvimento cultural das regiões onde atua e atuará.
Em 2020 iniciou suas atividades através do projeto “Lá Vem História – Contos da Carochinha”, que circulou por 10 cidades de Minas Gerais e foi visto por aproximadamente 5.000 crianças e ainda formou 150 educadores na arte de contar histórias.
Buscando fortalecer o acesso de todos aos bens culturais, auxiliou no desenvolvimento do Centro Cultural de Palmeiral na cidade de Botelhos/MG, produzindo atividades em formação e produção cultural nas áreas de Teatro, Dança e Música.
Ainda neste ano criou em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas/MG, através da Secretaria Municipal de Educação, os portais Tok Digital e Aprender Brincando que desenvolveu importante papel de suporte a professores e alunos durante todo o período da Pandemia do Covid 19, com muita arte, educação e cultura.
Criou também o projeto Formação em Tecnologia Audiovisual, com o financiamento da Rede Globo de Televisão – Instituto EPTV, em funcionamento até 2023.
Em 2021 criou a TV WEB Conexão Educação que deu suporte à rede de ensino em todo o sul de Minas Gerais até o final da pandemia do Covid 19.
Em 2022, em plena expansão de atividades, a equipe do ICA é convidada a organizar e produzir a Orquestra Sustentável do SESIPA, na cidade de Belém/PA, onde desenvolveu 3 espetáculos cênicos musicais com um grupo de crianças até o ano de 2023.
Desenvolveu ainda neste ano, em parceira com o SESI e patrocínio do Banco da Amazônia, o espetáculo “La Vem História – Contos da Floresta”.
Com toda demanda que ainda estava por vir, em 2024 a equipe executiva do ICA formaliza a instituição para consolidar as atividades e ao mesmo tempo garantir uma melhor gestão dos recursos de cada projeto.
Em 2025 o ICA está desenvolvendo o projeto FREE ZONE Cultural Action – Arena CronoEcoLógico